O que é o aluguel de ações?
O Aluguel de Ações é a operação onde um investidor cede, por um tempo pré-determinado, a disponibilidade de uso de suas ações para outra parte, mediante uma taxa pré-acordada.
Para quem serve e como funciona o aluguel de ações?
Na perspectiva do Buy and Hold, onde o investidor adquire ações para mantê-los em carteira durante um longo prazo, a estratégia de alugar suas ações é uma forma de obter rendimentos sem precisar girar a carteira de ativos.
Para isso, o investidor, que passaremos a chamar de doador, deverá comunicar a sua corretora o interesse em disponibilizar suas ações para aluguel. Essa comunicação, bem como a formalização dos critérios, é feita por um termo de adesão próprio com a corretora.
A corretora, por sua vez, atuará como intermediária entre o investidor doador e o investidor tomador. É possível que o investidor doador estabeleça as taxas e o tempo de duração do empréstimo ou que deixe essa decisão a cargo da corretora. Esses critérios são estabelecidos no termo de adesão junto a corretora.
Durante a vigência do contrato de empréstimo registrado pelo intermediário (a corretora), a B3 transfere temporariamente os ativos do investidor doador para o investidor tomador. Esse, por sua vez, deverá pagar a remuneração previamente acordada de acordo com o prazo contratado.
Qualquer um pode alugar as ações? Qual a garantia de que vou ter minhas ações de volta?
É muito importante ressaltarmos esse ponto, que diz respeito as garantias do doador de ações: A B3 atua como contraparte central de todas as operações de empréstimo e garante a liquidação do contrato de empréstimo a favor do doador.
Um dos critérios para o tomador realizar um contrato de empréstimo é a disponibilidade de garantias reais, sendo: dinheiro, CDB’s, títulos públicos, ações, e outros ativos que a corretora estabelece.
Isso quer dizer que, a partir do momento em que o tomador realiza o empréstimo, ele já fornece a B3 garantias de que ele conseguirá arcar com o pagamento acordado dentro do prazo estabelecido.
Apesar do doador não possuir a custódia da ação durante o período do empréstimo, ele poderá realizar o acompanhamento de sua carteira de ativos e posições emprestadas pelo extrato do CEI (Canal do Investidor).
Em razão da transferência temporária de titularidade das ações, o investidor doador não poderá participar de assembleias durante a vigência do empréstimo.
Quais os benefícios para quem aluga as ações?
Recebe a remuneração acordada na contratação em troca do empréstimo dos seus ativos de acordo com o prazo de vigência do contrato.
Recebe os ativos de volta até o vencimento do empréstimo com a quantidade ajustada por bonificações, consolidação, desdobramentos etc., que venham ocorrer durante a vigência do contrato de empréstimo.
Saiba mais no vídeo.