Para se entender o conceito de competência, é antes necessário entender o seu significado! Porque essa palavra tem origem em duas diferentes palavras do latim: “competentia”, que significava proporção, simetria e “competere”, que por sua vez, significa estar qualificado para realizar uma tarefa.
Em inglês, podemos também utilizar a palavra “skill” para definição de competência, que é a capacidade de concretização, de forma rápida e eficiente, de um determinado objetivo. Pode se dizer que são as aptidões, a maneira e destreza que são aplicadas por cada pessoa na realização de uma tarefa.
Mas a melhor definição de competência, de acordo com nosso entendimento (e referendada por grandes estudiosos) é a seguinte:
Competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs,) que são responsáveis pelo desempenho superior que uma pessoa pode alcançar na realização das suas atividades.
Conhecimento é o saber, habilidade é o saber fazer, porém consideramos a atitude como a mais importante (embora sozinha não resolva nada), pois é o querer fazer.
Competência também é um dos princípios da contabilidade, aliás, um dos mais conhecidos, e determina que os lançamentos das operações sejam reconhecidos nos períodos em que ocorreram, não importando o recebimento ou pagamento.